O Comércio Eletrônico e os dispositivos móveis
São 180 milhões de celulares no Brasil e existem apenas 7 milhões de usuários de internet móvel. É de praxe esses usuários se concentrarem no Sudeste do País. E menos de 1 milhão já teve alguma experiência com o Mobile Commerce, ou m-commerce. Mas a culpa não é do público, e sim das operadoras. As transações, que exigem procedimentos complexos de segurança, ainda não são suportadas pela rede e falta um modelo claro de negócio para que o setor atinja o próximo degrau de maturidade.
O potencial do m-commerce
Dos 60 milhões de internautas, podemos quase que afirmar que todos possuem um aparelho móvel - celular, smartphone ou PDA. Temos, então, um potencial imenso de crescimento e um público já acostumado com a tecnologia convergente, ou seja, a internet adaptada no dispositivo móvel.
Pense bem, você já comprou algo pelo celular ou conhece alguém que já fez isso? Provavelmente não!
Os grandes sites de e-commerce não cabem ainda na telinha do celular. Não existem profissionais especializados neste assunto nas organizações que tanto lutaram para formar as equipes especializadas em e-commerce e lançar as operações, e realmente será difícil de achá-los, pois o m-commerce é muito novo e não é uma evolução do comércio eletrônico tradicional (se é que eu posso usar este termo), mas sim um novo braço que já era esperado, com suas próprias exigências de plataforma, infra-estrutura e tecnologia, fazendo com que se volte a discussão do simples versus eficaz.
Como aproveitar essa nova tecnologia
Podemos entrar neste novo mundo de diversas maneiras. Uma delas é o sms-marketing. Já existem várias empresas que promovem este tipo de serviço, e é possível segmentar por idade, sexo ou até escolaridade, pois as operadoras são detentoras destas informações.
Conclusão
M-Commerce é o novo conceito em comércio eletrônico. Você pode pagar um refrigerante em uma máquina sem precisar de fichas ou notas, usando apenas o seu celular! Isto já é possível em alguns lugares e logo estará perto de você.
Não perca tempo, aproveite a novidade e entre primeiro nesta onda!